NOTA INTRODUTÓRIA DO LIVRO "TREINO COM CRIANÇAS E JOVENS"


O treino com crianças e jovens reveste-se de uma importância decisiva no processo de desenvolvimento do desporto, tendo em conta que a obtenção de resultados de alto nível só é possível se houver um treino de vários anos, e considerando que o sucesso desportivo de cada atleta depende, em larga medida, da qualidade da sua formação desportiva quando jovem,

Apesar da metodologia do treino desportivo ter evoluído muito nestas últimas décadas, o certo é que o conhecimento acerca das repercussões das cargas de treino nos jovens continua a ser, ainda, muito limitado.

Pode parecer absolutamente desnecessária, porque evidente, a ideia de que a criança "não é um adulto em miniatura". Todavia, se assim é, não podemos partir do princípio de que aquilo que está correcto para o atleta adulto, esteja necessariamente correcto para o atleta jovem.

Convém reflectir sobre o significado da prática do desporto, no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida das crianças e dos jovens. Assim, teremos de partir de vários pressupostos, realçando-se, para além da adequação permanente das solicitações propostas às suas capacidades e motivações, a imperiosa ligação do prazer à prática realizada.

É grande a importância do trabalho que os treinadores desenvolvem com as crianças e com os jovens, exercendo, por vezes, uma maior influência nas suas vidas, do que aquela que é exercida pelos próprios pais. Isto confere ao treinador um papel fundamental na formação desportiva dos jovens, como promotor de um código ético de valores, atitudes e comportamentos que caracterizam o “espírito desportivo” - aspecto essencial da formação desportiva e elemento integrante da prática desportiva.

Há já algum tempo que este livro está projectado, mas, por condicionalismos vários, só agora é possível a sua publicação. Com ele, pretendeu-se reunir um conjunto de temáticas, cujos conhecimentos não podem estar arredados do treinador de jovens atletas. No entanto, não foi nossa intenção esgotar os temas abordados, mas sim lançar a semente para uma formação mais aprofundada.

Parte-se da convicção de que o desporto pode ser uma verdadeira “escola de virtudes”, uma vez que continuamos a acreditar na dimensão educativa, social e cultural que envolve a actividade física e desportiva. Incluímo-nos no grupo daqueles que reforçam a ideia de que não há formação integral sem a inclusão da educação física e do desporto. Assim, está plenamente justificada a importância do treinador de atletas jovens pela dimensão da sua responsabilidade no processo global da formação desportiva da juventude.

O conteúdo deste livro não se destina apenas a treinadores, mas também a professores, estudantes de educação física e desporto, pais e encarregados de educação, ou seja, a todos aqueles que, tendo à sua guarda a responsabilidade de educar, vêem nas actividades físicas e desportivas um meio privilegiado de educação.