O treino com crianças e jovens
reveste-se de uma importância decisiva no processo de desenvolvimento do
desporto, tendo em conta que a obtenção de resultados de alto nível só é
possível se houver um treino de vários anos, e considerando que o sucesso
desportivo de cada atleta depende, em larga medida, da qualidade da sua
formação desportiva quando jovem,
Apesar da metodologia do treino
desportivo ter evoluído muito nestas últimas décadas, o certo é que o
conhecimento acerca das repercussões das cargas de treino nos jovens continua a
ser, ainda, muito limitado.
Pode parecer absolutamente
desnecessária, porque evidente, a ideia de que a criança "não é um adulto
em miniatura". Todavia, se assim é, não podemos partir do princípio de que
aquilo que está correcto para o atleta adulto, esteja necessariamente correcto
para o atleta jovem.
Convém reflectir sobre o significado da
prática do desporto, no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida das
crianças e dos jovens. Assim, teremos de partir de vários pressupostos,
realçando-se, para além da adequação permanente das solicitações propostas às
suas capacidades e motivações, a imperiosa ligação do prazer à prática
realizada.
É grande a importância do trabalho que
os treinadores desenvolvem com as crianças e com os jovens, exercendo, por
vezes, uma maior influência nas suas vidas, do que aquela que é exercida pelos
próprios pais. Isto confere ao treinador um papel fundamental na formação desportiva
dos jovens, como promotor de um código ético de valores, atitudes e
comportamentos que caracterizam o “espírito desportivo” - aspecto essencial da
formação desportiva e elemento integrante da prática desportiva.
Há já algum tempo que este livro está
projectado, mas, por condicionalismos vários, só agora é possível a sua
publicação. Com ele, pretendeu-se reunir um conjunto de temáticas, cujos
conhecimentos não podem estar arredados do treinador de jovens atletas. No
entanto, não foi nossa intenção esgotar os temas abordados, mas sim lançar a semente
para uma formação mais aprofundada.
Parte-se da
convicção de que o desporto pode ser
uma verdadeira “escola de virtudes”, uma vez que continuamos a acreditar na
dimensão educativa, social e cultural que envolve a actividade física e
desportiva. Incluímo-nos no grupo daqueles que reforçam a ideia de que não há
formação integral sem a inclusão da educação física e do desporto. Assim, está
plenamente justificada a importância do treinador de atletas jovens pela
dimensão da sua responsabilidade no processo global da formação desportiva da
juventude.
O conteúdo deste livro não se destina apenas
a treinadores, mas também a professores, estudantes de educação física e
desporto, pais e encarregados de educação, ou seja, a todos aqueles que, tendo
à sua guarda a responsabilidade de educar, vêem nas actividades físicas e
desportivas um meio privilegiado de educação.