OS JOVENS ATLETAS PRECISAM DOS MELHORES TREINADORES




Pode parecer absolutamente desnecessária, porque evidente, a ideia de que a criança "não é um adulto em miniatura". Se assim é, não podemos partir do princípio de que aquilo que está correcto para o atleta adulto, está necessariamente correcto para o atleta jovem. O desenvolvimento desportivo do jovem praticante, "representa um processo a longo prazo, que não pode efectuar-se fora do respeito pelas etapas do desenvolvimento do indivíduo".
As cargas de treino a que estão sujeitas a criança e o jovem, devem respeitar critérios de adaptação psicobiológicos do organismo. Todos os indivíduos crescem, mas nem todos crescem da mesma maneira. Há em cada indivíduo, como que um "relógio biológico" que marca o ritmo de crescimento e desenvolvimento individuais. A idade cronológica do indivíduo pode não corresponder à sua idade biológica, verificando-se assim uma discrepância entre ambas. Com efeito, um rapaz de 12 anos pode ter 14 anos biológicos (maturação avançada), ou 10 anos biológicos (maturação tardia). Assim, verifica-se que em competições em que os jovens competem segundo um critério que segue a idade cronológica, existe uma competição desigual entre os jovens de maturação tardia e os de maturação avançada.
Relativamente a este assunto, Astrand (2000) refere que a caracterização de um indivíduo sobre a base de uma escala de idade pode ser prática, mas é biologicamente defeituosa, uma vez que o crescimento acelerado da adolescência tem um profundo efeito sobre o rendimento físico. Deste modo, um indivíduo pode atingir um elevado nível de rendimento físico devido simplesmente a uma questão de maturação avançada e não, como se poderia inicialmente supor, ao seu talento.
Consciente deste facto, todo o treinador deve por isso, ajustar os seus métodos de treino ao nível de maturação e de crescimento dos seus atletas.
Esta questão leva-nos a afirmar: “Os jovens atletas precisam dos melhores treinadores”.
Artigo publicado no Jornal Correio dos Açores, edição de 29 de Julho de 2010.
Rubrica Bilhete Postal.