ESCOLA DAS LARANJEIRAS 2010/11


FASE ESCOLA DO MEGASPRINTER
2010/2011
17 de Novembro de 2010
A pista do Complexo Desportivo das Laranjeiras acolheu, no passado dia 17 de Novembro, a fase escola do Torneio Mega Sprinter (40m). A prova foi organizada pelo Departamento de Educação Física e Desporto da Escola das Laranjeiras e contou com o apoio do Conselho Executivo daquela escola, bem como o da Associação de Atletismo de São Miguel e Câmara Municipal de Ponta Delgada. O Torneio foi dirigido aos alunos dos escalões infantis, iniciados, juvenis e juniores, de ambos os sexos

O Torneio Mega Sprinter contou com um total de 91 atletas, sendo 47 masculinos e 47 femininos. A organização envolveu os 10 professores de Educação Física e 12 alunos das turmas do Curso Tecnológico de Desporto (11ºD e 12ºD).



11º CORTA-MATO ESCOLAR JOVEM
2010/2011
13 de Dezembro de 2010

A Escola Secundária das Laranjeiras foi palco, no passado dia 13 de Dezembro, da 11ª Edição do Corta-Mato Escolar Jovem, uma organização do Departamento de Educação Física e Desporto daquele estabelecimento de ensino.
Participaram cerca de 180 alunos e a organização contou, para além dos professores de Educação Física, com a colaboração dos alunos do Curso Tecnológico de Desporto, das turmas do 11ºD e 12ºD.
A prova contou com o apoio das seguintes entidades: Conselho Executivo da Escola Secundária das Laranjeiras, Associação de Atletismo de S. Miguel, Câmara Municipal de Ponta Delgada e Serviço do Desporto de S. Miguel.
Foram distribuídas medalhas aos três primeiros classificados.
Os primeiros seis classificados de cada escalão e sexo representarão a Escola Secundária das Laranjeiras na fase de Ilha a realizar no mês de Janeiro.






EXPOSIÇÃO  DE TRABALHOS DOS ALUNOS
2010/2011
Dezembro de 2010

Durante o Mês de Dezembro, no átrio superior da nossa Escola,  esteve patente uma exposição de alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas disciplinas de Oficina de Artes e de Desenho, da responsabilidade dos professores Miguel Gonçalves e João Pedro Vaz de Medeiros, respectivamente. A exposição susprendeu pela  excelência dos trabalhos apresentados. Estão de parabéns alunos e professores.






































































































FASE ILHA DO CORTA-MATO ESCOLAR
2010/2011
26 de Janeiro de 2011 - Pinhal de Paz



FASE ESCOLA DO MEGASALTO
2 de Fevereiro de 2011 - Pista do Complexo Desportivo das Laranjeiras










































TRIATLO TÉCNICO - TURMA DO 10ºCE
Pista das Laranjeiras - 25 de Fevereiro de 2011
Aula de Educação Física















TRIATLO TÉCNICO - TURMA DO 10ºD
Pista das Laranjeiras - 25 de Fevereiro de 2011
Aula de Educação Física




















Reportagem fotográfica



EDGAR MORIN E OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO

Há sete saberes "fundamentais" que a educação do futuro deveria promover em todas as sociedades e em todas as culturas.

1- Ensinar o conhecimento do conhecimento - é necessário introduzir e desenvolver o estudo das características cerebrais, mentais e culturais dos conhecimentos humanos, dos seus processos e modalidades, das disposições físicas e culturais que geram o erro e a ilusão. É preciso conhecer o o que é conhecer, travar o combate da lucidez.

2- Ensinar a religar os conhecimentos - a supremacia de um conhecimento fragmentado em disciplinas torna muitas vezes impossível estabelecer a ligação entre as partes e as totalidades. E necessário promover um conhecimento capaz de compreender os problemas globais e fundamentais, as relações mútuas e influências recíprocas entre as partes e o todo neste nosso mundo complexo.

3- Ensinar a condição humana - o ser humano é simultaneamente físico, biológico, psí-quico, cultural social e histórico, e esta unidade complexa da natureza humana é com-pletamente desintegrada no ensino. Os saberes disciplinares tornam impossível compreender o que significa o ser humano. É preciso restaurar esta unidade e promover, de forma integrada e interdisciplinar, a compreensão da condição humana.

4 -Ensinar a identidade terrena - o destino planetário do género humano é uma realidade ignorada pelo ensino. É preciso ensinar a história da era planetária, que começa com a comunicação de todos os continentes no século XVI, e mostrar como se tornaram inter-solidárias todas as partes do mundo, sem ocultar as opressões e dominações que ameaçaram a humanidade e que ainda não desapareceram.


5- Ensinar a enfrentar as incertezas - o ensino deveria incorporar as incertezas que surgiram nas ciências físicas, biológicas, históricas e orientar-se pelos princípios de estratégia que permitem lidar com o aleatório, o inesperado e o incerto, a fim de modificar o seu desenvolvimento. É preciso aprender a navegar num oceano de incertezas através de arquipélagos de certezas.


6- Ensinar a compreensão - a compreensão é ao mesmo tempo meio e fim da comunicação humana. Ora, a educação para a compreensão está ausente dos nossos ensinamentos. O planeta precisa, em todos os sentidos, de mútuas compreensões. A compreensão mútua entre humanos, os próximos e os estranhos, é vital para o desenvolvimento da humanidade e para fazer cessar a barbárie da incompreensão. É preciso estudar as raízes da incompreensão, as suas modalidades e os seus efeitos se quisermos viver em paz.

7 -Ensinar a ética do género humano - o ensino deve conduzir a uma "antropo-ética", através da consideração do carácter ternário da condição humana - indivíduo, sociedade, espécie. Neste sentido, a ética indivíduo/espécie necessita de um controlo mútuo da sociedade pelo indivíduo e do indivíduo pela sociedade. Mas o ensino da ética não se confunde com lições de moral, tornando-se necessário o desenvolvimento conjunto das autonomias individuais, das participações comunitárias e da consciência de pertencer à espécie humana.


Sabes quem é Egdar Morin?
Analisa cada um destes saberes, no contexto da Educação Física e do Desporto.


Fonte:
Título original: Les sept savoirs nécessaires à l'education du futur.
Autor: Edgar Morin.
Unesco: 1999


5ªs JORNADAS DA ADOLESCÊNCIA
28 de Fevereiro a 6 de Março
Equipa de Saúde Escolar
Coordenadora: Drª Fátima Silva



6ª MARATONA DE DANÇA
4 de Março de 2011
Coordenador: Prof. Carlos Fernandes

Cerca três centenas de alunos participaram na 6ª Maratona de Dança, organizada pelo Departamento de Educação Física e Desporto da nossa Escola e com o patrocínio da Câmara Municipal de Ponta Delgada. A Maratona de Dança integrou o programa de actividades das 5ªs Jornadas da Adolescência. A cerimónia de entrega de prémios, para além do presidente do Conselho Executivo da nossa Escola, Dr. Segismundo Martins, contou com a presença da presidente de Câmara de Ponta Delgada, Drª Berta Cabral.







































FASE REGIONAL DO MEGASALTO E MEGASPRINTER
18 de Março de 2011
Pista de Atletismo
Complexo Desportivo das Laranjeiras

























AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
22 de Março/2011
10ºF




















ACTIVIDADES DESPORTIVAS ESCOLARES
Compal Air
23 de Março de 2011
Coordenador: Prof. Luís Paulo Vieira






























16ª SUPER-TAÇA ESCOLAR
31 Maio-1 Junho /2011








































Reportagem fotográfica


TRABALHO DOS ALUNOS ALEXANDRE RAPOSO E JOÃO DUARTE
10ºF

"Inquérito a jovens praticantes de Futebol"




ALUNOS DISTINGUIDOS COM O PRÉMIO ASSIDUIDADE EXCELENTE

Ângelo Botelho (10ºC)
Carina Carvalho (10ºF)
Nicole Sousa (10ºF)
Sofia Carvalho (10ºF)
José Batista (10ºF)
Mariana Henriques (10ºG)