MATURAÇÃO SEXUAL NA RAPARIGA


      De um ponto de vista fisiológico, a entrada na adolescência corresponde à puberdade, sendo esta caracterizada, para além de um aumento da velocidade de crescimento de todo o organismo, pelo desenvolvimento do sistema de reprodução e dos caracteres sexuais secundários, em particular do pénis, testículos e pêlos púbicos, nos rapazes, enquanto que, nas raparigas, é caracterizada pelo desenvolvimento das mamas e dos pêlos púbicos. Estes caracteres (nas raparigas também a idade da menarca) são tomados em consideração quando se quer avaliar a normalidade do desenvolvimento puberal. Para além das mudanças físicas, acontecem também nesta etapa mudanças psicológicas e emocionais que marcam a transição para a vida adulta. O que define mais destacadamente esta transição é a aquisição da capacidade reprodutora.
   O termo puberdade tem origem no latim pubertas, que significa "idade da virilidade". Aparece a meio da adolescência e significa, para a maioria dos autores, procriar.
  A seguir apresentamos o quadro resume das principais alterações do processo maturacional que ocorre no sexo feminino.







Genitais
Externos

Durante a puberdade, todas as estruturas que compõem os genitais externos, ou vulva, sofrem significativas modificações.

Os Grandes Lábios e o Monte de Vénus aumentam de volume, por depósito de gordura nos mesmos.

Os Pequenos Lábios e o Clitóris também crescem muito, especialmente este último.

Em virtude da sua anatomia, as transformações nos genitais externos na rapariga são menos notadas do que aquelas verificadas nos genitais externos do rapaz.




Genitais
Internos

As trompas crescem e a parede muscular do útero torna-se maior.

A vagina, além de aumentar o seu tamanho, amplia a espessura das suas paredes, tornando-se mais resistente às infecções.

Os ovários crescem, mas o seu crescimento é menos espectacular que o útero, uma vez que, no nascimento, estes já são órgãos completos.






Desenvolvimento
da
Mama


O crescimento da mama representa nas raparigas o primeiro sinal da puberdade. O seu início pode ocorrer dos 8 aos 13 anos (em média aos 11) e estar concluído dos 13 aos 18 anos (em média aos 15).

Por vezes verifica-se um crescimento assimétrico, o qual é corrigido aquando da conclusão do processo de crescimento. As mamas não fazem parte do aparelho genital feminino, no entanto, desempenham um papel importante na sexualidade.





Pilosidade
Púbica


Geralmente representa o segundo sinal da puberdade, no entanto pode ocorrer antes do crescimento das mamas.

O crescimento dos pêlos púbicos inicia-se por volta dos 11/12 anos, alcançando a configuração de adulto por volta dos 14 anos.

A sua ocorrência precede geralmente a pilosidade axial em cerca de mais do que um ano.







Menarca


A menarca pode ocorrer em qualquer momento, dos 10 aos 16 ½ anos.

Geralmente ocorre dois anos depois do início do desenvolvimento das mamas e depois do pico do crescimento em altura (PVA).

De uma maneira geral o aparecimento da menarca é mais precoce nos climas quentes do que nos climas frios; nas cidades do que nos campos; nas classes abastadas do que nas classes humildes. Tem-se verificado, quanto ao nosso país, que no Algarve o aparecimento da menarca é mais precoce que na Guarda.


Voz


Na rapariga, em relação ao rapaz, a laringe é menos desenvolvida e apresenta em geral uma voz mais aguda.


Fontes: Tanner(1962) e Katchadourian (1977).