A MINHA GRATIDÃO AO PROFESSOR JORGE AMARAL



         
      Ao longo da nossa vida, há pessoas que nos marcam e que, de certa forma, contribuem para a construção da nossa história pessoal. Para além dos meus pais, a quem muito devo, a minha enorme gratidão vai também para os meus professores. Destaco o professor Jorge Amaral. Por ele, sempre tive uma enorme admiração e carinho, não só pela amizade que sempre teve pelos seus alunos, mas sobretudo pelo legado que a todos nos deixou, influenciando várias gerações ao longo do tempo. Muito do que hoje sou, devo-lhe. Integridade, profissionalismo, competência e humanismo são os seus principais valores.
     Fui seu aluno nos anos setenta, no então Externato Ribeiragrandense, e mais tarde, o privilégio de ser seu colega, na Escola Secundária Domingos Rebelo. Foi dos primeiros professores licenciados em Educação Física nos Açores, formados pelo então Instituto Nacional de Educação Física. Lecionou naquela escola entre 1956 e 1992. Neste momento, o Professor tem 90 anos e numa recente entrevista, em março último, ao jornal Correio dos Açores, disse que quer chegar aos 100 anos.
      Dizem que os professores nunca morrem, talvez por deixarem um pouco deles na vida dos seus alunos que se perpetua ao longo dos tempos.

      Em abril de 2009, os seus antigos alunos prestaram-lhe uma sentida homenagem que se realizou na antiga Escola Industrial e Comercial de Ponta Delgada, atualmente Escola EBI Roberto Ivens.

MUITO OBRIGADO, PROFESSOR. Votos de uma longa vida.